Gestão de negócios: conceito e características de um gestor de excelência

A gestão de negócios está cada vez mais presente no universo empresarial e com isso tem se tornado um assunto cada vez mais recorrente, tendo em vista que a administração é fundamental para o sucesso dos negócios.

Essa discussão é acentuada pelo contexto histórico pós-pandêmico sofrido pelo Brasil e pelo mundo, afinal é perante uma crise que os gestores e negócios são colocados à prova, indicando o caminho para seus funcionários de acordo com as transformações.

Por isso, é fundamental saber gerir o próprio negócio, seja você dono de uma pequena empresa de rastreamento de veículos ou uma multinacional de tecnologia.

Assim você vai conseguir aproveitar todos os recursos humanos, materiais e financeiros para que consiga atingir todas as metas sem desperdício e com maestria e eficiência.

Nesse artigo vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre gestão de negócios, os segredos para a empresa alcançar a excelência, o papel dos gestores e toda sua importância para a empresa.

O que é gestão de negócios?

A gestão de negócios está diretamente ligada à administração da empresa, sua função é executar o planejamento para alcançar objetivos organizacionais.

Por exemplo, uma empresa de rastreamento de frota que deseja criar uma estratégia de marketing, precisa de uma boa gestão de negócios para entender o capital e saber quais recursos deverão ser usados para alcançar esse objetivo.

Para isso é necessário os conhecimentos e habilidades, além dos trabalhos de todos os profissionais que atuam junto desse gestor na empresa.

Quando falamos em gestão de negócio envolvemos a visão macro da organização, mas não pense que é somente isso, ela abrange o conhecimento de outras áreas que são fundamentais para o andamento das empresas.

Afinal todas as áreas precisam de:

  • Gestão de negócios;
  • Organização;
  • Planejamento;
  • Controle;
  • Monitoramento.

Assim é possível identificar todas as fraquezas e com isso promover as ações necessárias para acabar com os problemas, como promover treinamentos ou sugerir a implantação de novas ferramentas para otimizar o trabalho.

Dessa forma, verificando com os fornecedores controle de acesso biométrico preço, por exemplo, e conseguindo planejar todos os gastos necessários para essas implantações

Sendo assim, a gestão de negócios serve para gerar soluções, com produtividade e lucratividade, sem esquecer o aspecto humano.

Quem é o gestor de negócios?

Ele é o profissional responsável por administrar a empresa, é ele que organiza, planeja e orienta todos os envolvidos nas operações, além disso, analisa o mercado em que a sua empresa está inserida e identifica oportunidades de negócios.  

Por exemplo, um gestor de uma fábrica de câmera de segurança com áudio intelbras,  que verifica todo o setor de câmeras para conseguir criar estratégias que ajudem a alavancar os negócios da sua marca.

Além disso, eles são responsáveis por orientar os demais colaboradores, vistos como uma espécie de exemplo para esses funcionários, geralmente os gestores possuem as seguintes habilidades:

  • Gestão financeira;
  • Gerenciamento de pessoas;
  • Gerenciamento de equipes;
  • Gerenciamento de clientes;
  • Gerenciamento de fornecedores;
  • Logística;
  • Marketing em todos os seus âmbitos;
  • Gestão de projetos;
  • Produção;
  • Operação;
  • Vendas.

Esse profissional pode ser o próprio dono do negócio, ou se a empresa for muito grande ela pode contratar terceiros para desenvolver essa função.

Segredos para alcançar uma gestão de excelência

É importante deixar claro que uma gestão de excelência é um processo contínuo, sua empresa vai ter que trabalhar sempre para que isso seja possível, sendo assim o primeiro segredo é atuar com consciência sobre o funcionamento da organização.

Tendo isso em mente, alguns outros pontos podem ser colocados em observação, como o tipo de liderança, o desenvolvimento de forma sustentável, o compromisso com os clientes e a definição dos procedimentos adequados.

A junção de todos esses fatores é que forma um ótimo cenário para uma ação de qualidade da sua empresa, veja que para que isso aconteça não existe uma fórmula mágica, é preciso trabalho constante e que todos os gestores conheçam a funda sua empresa.

E acima de tudo é preciso entender que todos os processos têm o mesmo peso e não focar apenas em obter lucro.

Qual a importância de uma boa gestão?

O primeiro impacto positivo é sem dúvidas a análise da companhia, uma empresa que produz câmera de segurança pequena, por exemplo e que investe numa boa gestão, irá conseguir analisar todos os seus índices, processos e resultados.

Com isso terá um panorama do seu negócio e será mais fácil prever eventuais riscos para a empresa.

Toda organização da empresa irá refletir no cliente que irá começar a enxergá-la com outros olhos, entendendo que o seu serviço fornece a qualidade necessária, tornando-se fiel a sua marca e com isso aumentando a lucratividade.