IHM o que é e para que serve?

ihm

 

As IHM chegaram para revolucionar a operação industrial e trazer muito mais produtividade, eficiência, agilidade e economia ao chão de fábrica.

 

Se você tem uma indústria ou possui um cargo de confiança em uma, precisa conhecer as inovações da Indústria 4.0, como a automação industrial. E sem dúvidas, um dos grandes protagonistas dessa nova fase da operação da indústria é a IHM.

 

Que tal conhecer mais sobre as Interfaces-Humano-Máquina e como elas podem colaborar com a automação industrial? Nós explicaremos tudo!

O que é uma IHM?

Primeiramente, vamos contextualizar a operação industrial de antigamente… Há uma década ou mais, o chão de fábrica era um ambiente bastante manual e até caótico. Operadores correndo de um lado para o outro, sinalizadores disparando aqui e ali, botões sendo apertados por todo lado e interrupções sendo realizadas para corrigir problemas.

 

Com isso, havia a perda de tempo e recursos, tanto em termos de matéria-prima quanto de de tempo e, por consequência, dinheiro.

 

Com a chegada da IHM e da Automação Industrial como um todo, isso mudou. Ficou mais fácil controlar a operação da fábrica e garantir um bom desempenho, sem que fosse necessário trabalhar de maneira tão manual quanto antes.

 

A sigla IHM significa “Interface Homem-Máquina”. Essa é uma tecnologia que, como o nome sugere, conecta o elemento humano às máquinas, facilitando o controle do operador sobre os equipamentos. Esse controle acontece em tempo real e pode acontecer através de um computador ou até uma espécie de tablet, ambos desenvolvidos especificamente para este fim.

 

ihm

 

Como funciona o IHM?

Agora que você já sabe o que é uma IHM, precisa entender como ela funciona para compreender o seu papel na indústria.

 

Uma interface-humano-máquina funciona de forma bastante parecida com um computador tradicional (ou tablet, dependendo do modelo). O operador vê todas as informações necessárias em uma tela, e com poucos toques pode controlar a operação sem que seja necessário interagir com painéis enormes, cheios de botoeiras, chaves e sinalizadores luminosos.

 

A IHM não trabalha sozinha, porém. Para funcionar, é preciso ter um conjunto de tecnologias trabalhando juntas, como o CLP, por exemplo.

 

(VIDEO DO YOUTUBE)

 

O que é CLP e IHM?

Mais uma sigla para o seu repertório. O CLP é o Controlador Lógico Programável, uma espécie de central de processamento, que recebe as informações de sensores instalados às máquinas e envia sinais para que ações específicas aconteçam de forma automática.

 

Com isso, o CLP é um dos grandes pilares da automação industrial, e quando utilizado junto da IHM, cria um ambiente muito mais produtivo e eficiente. Além disso, o CLP também lembra bastante um computador, mas é bem mais robusto e suporta as condições extremas de um ambiente de produção industrial.

 

Há, ainda, o CLP com a IHM Incorporada. Essa versão do CLP une as funções das duas tecnologias para oferecer controle e processamento de forma ainda mais direta, integrando as funções e possibilitando ainda mais agilidade para o chão de fábrica.

Quais são os tipos de IHM?

Basicamente, há 3 tipos de IHMs disponíveis no mercado, cada um com sua usabilidade específica:

 

  • Substituição de Botoeiras e LEDs (OIT);
  • Tratamento de Dados (Embedded);
  • Supervisão (baseada em PC).

 

A IHM de Substituição de Botoeiras e LEDs concentra e substitui as funções das tecnologias antigas, como botões de ligar e desligar, LEDs e chaves. Tudo isso é reproduzido de maneira fiel em uma tela LCD e traz vários benefícios a um excelente custo, como a facilidade de manutenção e programação.

 

Já a IHM Embedded é perfeita para monitorar e gerar feedbacks contínuos, sendo totalmente customizável e programável com métodos gráficos e touch, além da possibilidade de exibição em múltiplas telas.

 

Por fim, a IHM de supervisão é mais indicada a sistemas complexos, gerando flexibilidade, acesso remoto e conectividade à indústria.

Qual a importância da IHM na automação industrial?

A IHM torna a operação industrial mais autônoma e eficiente, sem que você ou qualquer outro elemento humano precise gerar intervenções constantes para garantir o melhor desempenho.

 

O objetivo da Automação Industrial é justamente gerar o máximo de economia, sem abrir mão da qualidade e proporcionar eficiência.

Quais as vantagens e desvantagens de uma IHM?

As IHMs da Dakol oferecem muitos benefícios para automatizar sua indústria e otimizar seus recursos, veja alguns deles:

 

  • A IHM se adapta às necessidades dos seus equipamentos;
  • Fácil utilização;
  • Aumenta o controle sobre a produção;
  • Moderniza a operação industrial;
  • Traz mais agilidade e produtividade;
  • Permite fazer mais com menos;
  • Menor tempo de inatividade;
  • Sistema unificado;
  • Programáveis através do software JMobile;
  • Visibilidade aprimorada.

 

Não existem desvantagens em utilizar uma IHM. O que você pode notar é uma curva de aprendizado diante da transição da operação manual para a automação, algo perfeitamente compreensível, mas que deve acontecer de forma gradual e bem tranquila para todos os envolvidos.

 

ihm

 

Quais são as desvantagens da Automação?

Há quem acredite que a Automação Industrial irá culminar em robôs tomando empregos e gerando a rebelião vista em The Matrix. Bem, não é bem assim!

 

O futuro é incerto, mas os robôs são amigos. E tem mais: a automação industrial depende do elemento humano para contribuir com seu senso de importância, responsabilidade e experiência. É necessário supervisionar o andamento dos processos e garantir que tudo siga conforme o planejado, com uma abordagem mais estratégica do que operacional.

Porque automatizar os processos?

Porque é mais econômico e vantajoso, tanto de um ponto de vista de eficiência, quanto de qualidade.

 

Operar o maquinário industrial é bastante complexo. Há décadas atrás, era necessário contratar os melhores entre os melhores para a operação da tecnologia industrial. Estagiários e recém-contratados iam aprendendo conforme o tempo passava, mas isso demandava um alto investimento de tempo e dinheiro. Afinal, manter bons profissionais custa bem caro.

 

Com a IHM e um conjunto de sistemas de automação, fica mais fácil cuidar da operação do jeito certo e garantir níveis de produtividade e eficiência bem mais altos.

Por que investir em automação industrial?

A automação industrial veio para ficar. Seus concorrentes já estão se adaptando a ela (apenas aqueles que AINDA não se adaptaram por completo). Isso significa que eles serão mais eficientes que a sua indústria, e se você não acompanhar o ritmo, terá dificuldades para se manter no mercado.

 

Felizmente, há uma gama de ferramentas e equipamentos à sua disposição com a automação industrial. Você terá dados gerados em tempo real, que te ajudarão a controlar melhor a operação e tomar decisões importantes, que podem definir seus resultados. 

E tem mais: a vida do colaborador também fica muito mais fácil com a automação industrial e as IHM. 

 

.Ao invés de precisar averiguar várias ferramentas diferentes, apertar botões, puxar alavancas e contar com pelo menos mais uma pessoa, o colaborador pode acompanhar tudo por uma tela e interagir com a produção de forma direta, sem precisar se desdobrar tanto.