Modbus – o que é e para que serve

modbus

Já ouviu falar em Modbus? Se você está pesquisando sobre a Automação Industrial e explorando novas possibilidades para sua Indústria, eventualmente irá se deparar com esse termo.

 

Mas, o que é Modbus e como isso faz a diferença no seu negócio? Essa e outras perguntas serão respondidas hoje. Separamos informações muito importantes para você, que deseja automatizar a operação da sua fábrica!

 

Quer saber mais? Continue lendo até o final e aprenda o que você precisa para começar a automatizar o trabalho da sua Indústria.

O que é Modbus?

Vamos direto ao assunto! Modbus é um Protocolo de Comunicação Serial. Isso significa que ele é utilizado para a transmissão de informações sobre redes seriais entre dispositivos eletrônicos.

 

Ele é aplicado em Controladores Lógico Programáveis, os CLPs. Já CLP (ou PCL, em inglês) é como um computador, que permite controlar máquinas e processos em uma gama de aplicações. 

 

Por ser uma solução de código aberto, seu uso é livre. Assim, muitos fabricantes usam o protocolo como padrão para seus sistemas e equipamentos de automação industrial. Isso significa que a Indústria pode ter dispositivos de diversos fabricantes operando em uníssono, tudo por conta do protocolo. 

Para que Serve o Modbus?

O Protocolo Modbus é um método de transmissão de informações. Sua função é enviar dados numéricos, com entradas e saídas analógicas, ou discretos, com entradas e saídas digitais.

 

Basicamente, os CLPs usam esse protocolo para se comunicarem com os equipamentos e atuadores em uma Indústria, podendo obter sinais binários, que são interpretados e se transformam em ordens. 

 

Então, os CLPs dependem do Modbus para poderem operar em conjunto com os outros equipamentos. E não só eles: computadores, IHMs e sistemas supervisórios também se comunicam utilizando o protocolo.

Quais as vantagens do Modbus?

A vantagem mais fácil de perceber é a universalidade do protocolo. Por ser uma solução de uso livre, vários fabricantes puderam implementar o método em seus sistemas e equipamentos, o que facilita muito o processo de automação industrial. 

 

Claro, outras questões de compatibilidade deverão ser observadas antes da implantação, mas, de uma forma geral, o responsável pela fábrica não precisa se limitar à compra de equipamentos de um único fabricante. Todos os sistemas compatíveis com o Modbus poderão se comunicar entre si. 

 

Com isso, é possível realizar a comunicação e gerenciamento de vários dispositivos industriais de campo, independentemente da complexidade do projeto de automação industrial.

Quais os tipos de Modbus?

Basicamente, há três modos de transmissão do protocolo Modbus. Cada um deles tem suas próprias características.

ASCII

A terminologia se refere ao modo de transmissão American Standard Code for Information Interchange. Nesse modo, cada byte de uma mensagem é transmitido como dois caracteres legíveis, compatíveis com o código de sinais ASCII.

 

Com esse modo de transmissão, os intervalos de tempo são de cerca de um segundo entre cada caractere, sem ocasionar falhas. Para isso, a rede será monitorada a cada mensagem.

RTU

Já no RTU (Remote Terminal Unit), um envio de 8 bits apresenta dois caracteres hexadecimais de 4 bits. Esse modo de transmissão tem um melhor processamento de dados e maior densidade de caracteres, se comparado ao ASCII, que você leu acima.

 

Para entender se uma mensagem foi iniciada ou finalizada, este modo analisa a falta de transmissão de dados em uma rede, verificando falhas através do método CR – Cyclical Redundancy Checking.

TCP/IP

Se você tem a impressão de já ter lido sobre TCP/IP em algum lugar, provavelmente é porque esse é o principal conjunto de protocolos de envio e recebimento de dados em rede, assim como a Internet.

 

O TCP/IP – Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet – usa o próprio frame da Ethernet para verificar a ocorrência de erros e usa a porta TCP 502 para se conectar aos servidores.

Quais as principais características do Modbus?

O Modbus foi desenvolvido e publicado pela Modicon® em 1979. Para solicitar informações, o dispositivo Mestre se comunica com até 247 Modbus Slaves (dispositivos escravos). Cada slave recebe um endereço que vai de 1 a 247, e é justamente esse endereçamento que permite ao Modbus escrever as informações em seus slaves.

 

As informações são transmitidas entre dispositivos conectados em redes seriais através de dados em série de uns e zeros (bits) em um dos três padrões já mencionados.

Por que usar o Modbus?

É através do Modbus que sua Indústria irá alcançar um padrão satisfatório e produtivo na Automação Industrial, onde seus dispositivos, equipamentos e sistemas poderão se comunicar, independentemente das marcas que você utiliza e da complexidade da sua operação.

 

Essa, por si só, é uma vantagem absoluta do Protocolo Modbus, pois permite que pequenas, médias e grandes indústrias automatizem partes ou até a operação como um todo, utilizando um mesmo protocolo.

Por que automatizar sua indústria com a Dakol?

A Dakol te ajuda a encontrar as soluções e ferramentas ideais para o seu negócio. Entendemos que a Automação Industrial é algo que pode acontecer de maneira gradual e estamos dispostos a colaborar com você em cada etapa.

 

Você deve buscar ajuda especializada em automação industrial. Seja qual for o segmento ou porte da sua indústria, a Dakol pode ajudar. Entre em contato e saiba como a Dakol está transformando o dia a dia de indústrias por todo o Brasil, entregando integração, produtividade, economia e o caminho para conquistar grandes resultados.

 

Acesse o site oficial da Dakol e saiba por onde começar a automação da sua indústria.