Você já ouviu falar em inteligência artificial? Também conhecida como IA, ela se trata de um estudo que desenvolve e implementa mecanismos que realizam uma série de tarefas de maneira automatizada, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana.
Em outras palavras, ela é uma área da tecnologia que cuida de novos mecanismos que emulam certas capacidades da cognição humana.
E por ser algo recente, ela ainda está sendo projetada e investidas por diversas empresas, com o intuito de fazer com que essa tecnologia seja capaz de solucionar as necessidades e otimizar os processos.
No entanto, mesmo sendo uma inovação, ela já está sendo utilizada para aumentar para aperfeiçoar diversos processos da empresa.
Não é atoa que vemos vários tipos de estratégias de inteligência artifical tomando cada vez mais os processos de decisão e otimizando as etapas de vendas com os clientes, por exemplo.
E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar como é possível usar a inteligência artificial para alavancar as suas vendas! Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
1- Comunicação otimizada com o chatbot
Um desafio muito comum entre as empresas que pretendem aumentar as suas vendas é ter uma comunicação eficiente e rápida com seus clientes.
Afinal de contas, cada cliente pode possuir uma dúvida ou problemas diversificados com o negócio, e, dependendo de como é tratado durante esta etapa de venda, pode acabar afetando negativamente em sua decisão de compra.
Por essa razão, a inteligência artificial surgiu com o chatbot, uma ferramenta para otimizar o processo de comunicação.
Ele se trata de um mecanismo que transmite mensagens programadas, com o intuito de solucionar todas as dúvidas e necessidades dos clientes.
Imagine que sua empresa forneça produto como cinto de segurança para altura: muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a utilização e especificações do produto, e explicar de maneira detalhada pode acabar demandando mais tempo e até mesmo interferir em outros processos da empresa.
Por isso, o chatbot é inserido em uma página da internet, simulando uma tela de chat online. Por meio dele, os clientes podem interagir com a empresa e entender de todos os detalhes relevantes!
2- Maior conhecimento do público
Outra forma de utilizar a inteligência artificial é por meio dos sistemas de armazenamento e cruzamento de dados.
Algumas ferramentas como o Big Data, por exemplo, conseguem captar uma grande quantidade de informações de assuntos diversos, que podem ser úteis para que a organização tenha um maior conhecimento sobre o perfil dos seus clientes.
Se seu negócio fornece serviços como dobra de chapa, entre outros, os sistemas de captação e gerenciamento de informações irão proporcionar uma análise mais aprofundada sobre o seu público e seu comportamento.
3- Impulsiona a jornada de compra do cliente
Por fim, a inteligência artificial também é uma excelente alternativa se a sua empresa quer criar estratégias para impulsionar a jornada do cliente em seu site na internet.
Uma dessas estratégias é o pop-up personalizado. Funciona da seguinte forma: durante a navegação de um usuário pelo site, é captado uma série de dados sobre as características do cliente.
Quando esse usuário sai da página, o site dispara um pop-up personalizado de maneira automática.
Nesse caso, se a sua plataforma presta serviços de cabeamento estruturado, por exemplo, o pop-up pode estimular a permanência do cliente no site e agir indiretamente em sua tomada de decisão de compra.
Agora que você já sabe como é possível utilizar a inteligência artificial em seu negócio para alavancar as vendas, o que está esperando para se destacar e aplicar essa ideia? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.